segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Serendipismo no pensamento criativo

O termo serendipismo ou serendipidade foi criado pelo escritor inglês Horace Walpole, em carta enviada para seu amigo Horace Mann em 28 de janeiro de 1754. Tem origem na palavra serendipity, que se baseia no conto de fadas "Os Três Príncipes de Serendip", que conta a estória de três príncipes que saíram pelo mundo disfarçado de pessoas comuns em busca de algo, enquanto viajavam, faziam descobertas, por acidente e sagacidade, de coisas que não estavam procurando. Serendip ou Serendib é o nome persa do antigo Ceilão, atual Sri Lanka.

Serendipismo ou serendipidade significa fazer descobertas felizes e por acaso, como o pão, o vinho, a lei da gravidade, a penicilina e o velcro. No nosso bom Português, seria atirar no que se vê e acertar no que não se vê.

Quando viajamos abertos a novas experiências, provamos do serendipismo, pois somos tomados por descobertas inesperadas e agradáveis ao acaso.

Eu provei do serendipismo em todas as minhas viagens, na primeira grande viagem saí em busca de boas férias e voltei apaixonada. E nenhum conhecimento de anos se equipara ao que aprendi nas minhas viagens.

O serendipismo é a pitada que falta no nosso espírito inovador e criativo, que é estar aberto ao inesperado. Planeje tudo, mas esteja pronto para aproveitar cada dificuldade no seu plano como uma oportunidade para descobrir algo novo.
Aventure-se!
Muitos descobridores e inventores estavam procurando por outra coisa, quando encontraram algo inesperado e mais valioso, é o caso de Cristóvão Colombo que encontrou a América quando buscava um caminho mais curto para a Ásia.

Partindo do princípio de que o pensamento é uma forma de viagem, John Adair em seu livro "The art of creative thinking" nos lembra que o serendipismo vai contra o pensamento de foco estreito, quando você concentra sua mente sobre um objetivo ou meta para a exclusão de todo o resto. Ele o convida a ter um foco aberto de atenção, aberto o bastante para notar algo de significante mesmo que aparentemente seja irrelevante ou inútil para você no presente.

Olhando para seu passado, creio que você pode perceber os efeitos do serendipismo, tente identificar três ocasiões em que você não estava esperando e descobriu algo ou conheceu alguém que se revelou importante na sua vida.Pronto para o inesperado?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Expresse sua opinião!